Moradores que caminhavam na praia de Alcobaça encontraram – na manhã desta segunda-feira (29/6), nas proximidades do farol – uma baleia da espécie Jubarte morta.
O animal, medindo pouco mais de 5 metros, é o segundo que perde a vida em pouco mais de um ano apenas na cidade de Alcobaça. Em 29 de julho do ano passado, uma baleia da mesma espécie foi encontrada morta nas proximidades da barra.
O Instituto Baleia Jubarte de Caravelas, órgão ambiental que fiscaliza a espécie, já foi informado sobre o ocorrido e pesquisadores devem ir ao local para registrar mais essa morte.
Acredita-se que barcaças da FIBRIA, que trabalham no transporte de eucalipto pelo mar na vizinha cidade de Caravelas, tenham provocado a morte do mamífero.
Sabe-se que as ocorrências de mortes de baleias no extremo sul são constantes. O Estado da Bahia é líder em registros de mortes com 27 casos em 2013, seguido do Espírito Santos com 13. Os casos, curiosamente, ocorreram nas localidades onde estão as rotas das barcaças da FIBRIA. Outros estados como Rio de Janeiro e Sergipe contabilizam dois encalhes cada no mesmo período. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas e Paraíba, um encalhe cada.
As mortes registradas até agora, no entanto, não impediram uma ação enérgica por parte do governo dos dois estados e de órgãos ambientais no sentido de proibir o tráfego dessas barcaças.
Por: Marcio Hack/TN
comment closed