Na presidência do vereador Luis Henrique Ressurreição de Souza “Lula” (PSD), a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, votou e aprovou dois títulos de cidadãos honorários na sessão ordinária desta terça-feira (04/12). O voto foi secreto, mas mesmo assim, houve a unanimidade dos em favor dos dois homenageados. Um deles que se tornou cidadão honorário de Teixeira de Freitas, é o vereador Genivaldo Bispo de Oliveira que está deixando o cargo no próximo dia 31 de dezembro.
Nascido em Medeiros Neto e filho de família humilde, Genivaldo Bispo está concluindo o seu quarto mandato de vereador por Teixeira de Freitas onde sempre foi considerado uma base de sabedoria do legislativo e o conselheiro dos demais parlamentares e na sua saída, os colegas resolveram lhe homenagear com a mais importante honraria pública que um brasileiro pode receber, que é um “Titulo de Cidadão Honorário outorgado pela Câmara de Vereadores”.
O segundo homenageado foi o radialista Fernando Moulin, um dos mais brilhantes operários da comunicação regional com 33 anos de experiência e que há 22 anos está dirigindo o jornalismo da Rádio Caraípe FM e foi indicado ao título pela vereadora Marta Helena Leal (PP). Amante declarado do radiojornalismo, Moulin é o autor de um noticiário diferenciado, com interação e promove críticas com pitadas de humor. Fernando Moulin trata-se de um profissional sábio, voz grave, dicção perfeita, às vezes sério demais, às vezes muito cômico, é atualmente o dono de uma audiência esmagadora no horário do meio-dia, cercado por uma equipe polivalente que corre contra ao tempo 24 horas por dia para se apropriar da melhor notícia e quase sempre em defesa dos mais humildes e oprimidos.
Além de um profissional respeitado, Fernando Moulin é um contador de histórias hilariantes que só acontecem com o profissional do rádio e todos que têm o prazer de gozar da sua amizade se divertem muito com ele. Fernando Moulin conseguiu ao longo da sua carreira, especialmente em Teixeira de Freitas onde já está há 22 anos atuando no radiojornalismo, desenvolver um trabalho diferenciado, que é fazer jornalismo com interação e criticar atos errados oriundos da política com pitadas de humor, e o seu perfil tem feito deste profissional, o dono de uma das maiores audiências da região ao meio-dia na Rádio Caraípe FM, e o seu trabalho tem lhe transformado no maior referencial em radiojornaqlismo desta gigante tríplice fronteira de estados.
“O mais impressionante de Fernando Moulin é a sua personalidade. Trata-se de um cara leal aos amigos e de um coração do tamanho do mundo, ninguém passa necessidade perto dele e nunca mediu esforços para ensinar sua profissão aos que querem aprender com ele. A homenagem a ele, é bem vinda e merecida, afinal estou no rádio porque Fernando Moulin me deu oportunidade um dia na minha terra natal, Itapetinga”, já tinha falado uma vez o festejado radialista Ecles Henrique, numa entrevista concedida na comemoração dos 30 anos de profissão de Fernando em dezembro de 2009 e a frase combina também com o hoje.
Fernando Moulin
José Fernando Moulin tem 51 anos, nasceu em Baixo Guandu/ES., mas se criou e se educou em Linhares/ES., onde começou a sua carreira no rádio aos 18 anos de idade em 23 de novembro de 1978, na Rádio Cultura AM, quando sua Carteira de Trabalho foi assinada pela primeira vez, na função de redator.
Em 1985, Fernando Moulin deixou a casa dos pais pela primeira vez e foi trabalhar na Rádio Fascinação AM de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, de onde quatro anos depois foi para a Rádio Globo AM de Barra Mansa/RJ., tendo posteriormente voltado para casa dos pais em Linhares e ido cuidar da lavoura da fazenda da família, mas a energia do rádio voltou a lhe chamar.
Em 1990, estava Fernando Moulin em Teixeira de Freitas, trabalhando nas rádios da Rede Sul Bahia de Comunicação, tendo ficado um tempo na Rádio Tropical FM de Medeiros Neto e fixado na Rádio Caraípe FM, até os dias de hoje onde apresenta o programa Jornal do Meio Dia. Fernando Moulin, chegou a estudar direito pela UNESC em Colatina/ES., mas abandonou a carreira jurídica para se casar definitivamente com o rádio e chegou também a estudar jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo e se formou em Radialismo pela Escola de Rádio e Tv do extinto CEFET-ES, atual IF.
A única vez que se viu Fernando Moulin se emocionar diante do seu espírito de bom humor, foi numa entrevista que concedeu a Flávio Guimarães em 1º de dezembro de 2009, no programa “Comércio em Foco” da Rádio Cidade FM de Teixeira de Freitas, quando respondeu ao apresentador sobre a notícia mais feliz da sua vida que teve que comunicar pelo rádio, e disse que foi quando transmitiu a noticia sem intenção aos seus ouvintes da Rádio Tropical FM de Medeiros Neto, ao receber um telefonema no ar, dando conta que sua filha Maria Eduarda estava nascendo em uma unidade hospitalar de Teixeira de Freitas no ano 2000, cujo momento, ele não se conteve a emoção e passou o programa para um colega, tendo saído do estúdio gritando sem ter se dado conta do que estava fazendo. Moulin é pai de Ícaro Fernando, 15 anos, Maria Eduarda, 12 anos e Maria Fernanda, de 6 meses de idade.
Por Athylla Borborema
comment closed