ITAPEBI – Um dos quatro candidatos a prefeito de Itapebi, extremo sul da Bahia, Juarez da Silva Oliveira (PP), o Peba, pretende levar uma agrovila para União Baiana, distrito de Itagimirim, cidade vizinha a Itapebi.
A ideia inusitada de Peba, atualmente licenciado do quarto mandato de vereador em Itapebi, está escrita em seu plano de governo, disponível aos eleitores para consulta no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Moradores de União Baiana, que até início da década de 1960 era distrito de Itapebi, acharam confusa a proposta. No povoado, onde há posto de saúde e centro administrativo da prefeitura de Itagimirim, moram cerca de 700 pessoas.
“Pra ele conseguir isso aí só se for por meio de um deputado”, avaliou José Oliveira dos Santos, 77, vereador por cinco vezes em Itagimirim. “Mas o certo mesmo seria ele fazer planos pra governar dentro de Itapebi”, concluiu.
Policial militar e voluntário da Associação de Pequenos Produtores Rurais de União Baiana, Agnevaldo Cardoso diz que a ideia de Peba é boa, “pois o povoado precisa mesmo de uma agrovila”.
Sem leitura – “Isso pra mim é coisa de candidato que não lê o que enviou para a Justiça Eleitoral ou que não leva a sério as suas propostas de governo”, comentou Cardoso. “Eu também acho”, manifestou-se o eletricista Ezequiel da Silva, 45, ao lado do PM.
O candidato Peba, que pela primeira vez concorre ao cargo de administrador de Itapebi, confirmou que não leu o material enviado, segundo ele, por um homem de prenome Gildebaldo, contratado para fazer o plano de governo de Peba.
“Ele [Gildebaldo] não fez só o meu, teve muitos outros aí da região também. Não deu conta do serviço e fez isso aí. Eu nem li e nem assinei esse plano. Fiz outro, assinei e enviei pra Justiça fazer a mudança”, disse Peba.
Gildebaldo não foi localizado. Na 188ª Zona Eleitoral – sede em Eunápolis (72.294 eleitores) e abrangência em Itapebi (8.312 eleitores) e Itagimirim (5.897 eleitores) – os 310 processos de candidaturas serão julgados esta semana.
“Não avaliamos planos de governo; o candidato nem é obrigado a segui-lo, caso se eleja. A documentação serve para eleitores conhecerem mais os candidatos”, disse o chefe da 188ª Zona Eleitoral, Rodrigo Moreiral.
comment closed