A Câmara Municipal de Caravelas, na presidência do vereador Antônio Roberto Metzker Alcântara, “Toca” (PSB), realizou uma sessão movimentada na tarde desta quinta-feira (22/11), tudo por causa do julgamento político das contas públicas do exercício do ano de 2008 do ex-prefeito Nelvaldo David de Oliveira, o “David da Caixa” (PR), que teve seus balancetes contábeis rejeitados pelo parecer prévio do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.
No último dia 4 de novembro, a presidência da Câmara Municipal de Caravelas, deu ao ex-gestor David da Caixa, a chance de se defender por escrito e no último dia 10 de novembro o ex-prefeito apresentou sua defesa ao Poder Legislativo, mais precisamente à comissão permanente de Finanças e Orçamento. Contudo o parecer da comissão na sessão desta quinta-feira (22), foi pela manutenção do parecer do TCM que opinava pela rejeição das contas, tendo o vereador Carlos Henrique Windemberg Brauner, o “Carlinhos de Barcelona” e Josiel Souza Silva, votado em favor do parecer do TCM e o vereador José dos Santos Sary Elden “Zé do Leite”, votou contra o parecer do TCM.
Mais uma vez a Câmara Municipal deu chance do ex-prefeito David da Caixa de se defender oralmente, que compareceu na sessão e aproveitou do seu tempo regimental de 20 minutos, e usou a Tribuna da Câmara por 27 minutos, falando aos vereadores e para a população presente. David da Caixa fez um discurso que emocionou até alguns vereadores, dizendo que foi injustiçado pelo TM por possíveis erros técnicos da sua administração sem que nada ficasse provado que ele tenha promovido malversação com o dinheiro público e apelou aos vereadores, que também não cometessem injustiças com sua pessoa, porque, segundo ele, não queria aparecer na frente dos seus filhos, como um político de ficha suja.
Mas quando o presidente da Câmara, vereador Antônio Roberto, “Toca”, colocou as contas para votação secreta em plenário, transpareceu que o ex-gestor David da Caixa convenceu os parlamentares com seus argumentos. Como as contas foram rejeitadas pelo TCM, o ex-prefeito precisava de pelo menos 8 votos, dos 11 vereadores da casa. Mas quando o resultado da votação foi sufragado, o placar foi de 8 votos a 3, contra o parecer do TCM e da Comissão de Finanças e Orçamento, dando, portanto, a vitória ao ex-gestor.
O ex-prefeito de Caravelas, Nelvaldo David de Oliveira, o “David da Caixa”, é matemático e economista por formação, é natural de Medeiros Neto e originário de família humilde, há 29 anos ingressou nos quadros da Caixa Econômica Federal, onde é hoje gerente de carreira da instituição bancária. Foi prefeito de Caravelas na gestão 2005/2008, sendo que as suas três primeiras contas públicas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios e pela Câmara Municipal de Caravelas. Mas a sua última conta obteve parecer de rejeição do TCM, mas a Câmara contrariou a sugestão e voltou a aprovar a sua contabilidade pública do exercício de 2008, na tarde desta quinta-feira (22).
comment closed