O convênio entre a Fundac e a Ong Pas Pas foi publicado na edição de hoje, 19 de Dezembro, no Diário Oficial da Bahia. O orçamento para a criação e instalação da unidade Socioeducativa de Semi-liberdade em Teixeira de Freitas, será de mais de R$ 1,2 milhões. A unidade atenderá a vinte adolescentes que estiverem em conflito com a lei, na instituição eles receberão suporte institucional e pedagógico, abordagem familiar e comunitária, educação, saúde, segurança, esporte, arte e lazer, entre outros.
As unidades de semiliberdade têm como finalidade a regionalização do Atendimento Socioeducativo, priorizando a proximidade familiar, comunitária e cultural dos adolescentes acolhidos. Atualmente, os menores infratores apreendidos em Teixeira de Freitas são colocados em uma pequena cela improvisada, em uma sala separada na delegacia da 8.ª Coorpin, e quando transferidos, são levados para Salvador, há mais de 800 Km de suas famílias.
A implantação desta unidade é fruto de um requerimento do vereador Edinaldo Rezende (PT) ao deputado estadual Yulo Oiticica (PT) e representa mais uma conquista do vereador que esteve várias vezes em reunião com a diretora da Fundac, Ariselma Pereira. Em junho deste ano Edinaldo recebeu os técnicos da Fundação em Teixeira de Freitas. Antes disso, Edinaldo havia participado da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, quando aproveitou para reiterar o pedido ao deputado Yulo e fortalecer o vínculo com a Fundac.
Quando questionado sobre a reação contrária de algumas pessoas quanto à unidade, Edinaldo é enfático: “Eu acredito na ressocialização das pessoas, principalmente dos jovens. Eu fui conselheiro tutelar por anos, passei minha vida inteira lutando pela reintegração e recuperação de pessoas. Eu provo e comprovo que estas medidas são muito melhores e mais eficientes do que métodos puramente punitivos”, afirmou .
Por Ary Vieira/Informações Ascom
comment closed