A subseção de Teixeira de Freitas da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, reuniu toda comunidade jurídica da cidade para promover no início da noite desta sexta-feira (22/02), a primeira cerimônia do ano de 2013 para a entrega de mais 10 registros profissionais de advogados. O presidente da subseção local da OAB, advogado Alberto Barbosa deu boas vindas aos novos advogados, dizendo que a partir daquele momento eles estavam passando a integrar uma das mais respeitadas entidades da sociedade civil brasileira.
Juiz Marcus Aurélios Sampaio palestrou para os novos profissionais e disse que o advogado é sempre o primeiro juiz da causa
O presidente da subseção da OAB, advogado Alberto Barbosa abriu e encerrou a cerimônia discursando. O evento contou com a presença do diretor do Fórum Judiciário da Comarca, juiz Marcus Aurélius Sampaio, da conselheira estadual da OAB Jackeline Martins Larchert, além dos advogados membros da diretoria local da OAB. Roberto Albert de Almeida (vice-presidente), Nildes Márcia (secretária geral), José Antônio Barbosa (secretário adjunto) e Elcio Morais de Oliveira (tesoureiro).
Presidente Alberto Barbosa com os novos advogados Wiula Cardoso, Larissa Lisboa, Dayanne Rodrigues, Eudóxio Junior e Ibiana Benjamim
Houve o juramento dos novos advogados para que fossem certificados com os registros profissionais da OAB. E os novos advogados são: Dayanne da Cruz Rodrigues, Eudóxio Ribeiro Lemos Junior, Flávio Rodrigues Jesus de Andrade, Ibiana dos Santos Benjamim, João Paulo Amaral, Levi Cunha de Andrade, José Luiz Sardi, Larissa Lisboa de Almeida, Rafael Tavares Gomes e Wiula Cardoso da Silva.
Os novos advogados fizeram o voto de compromisso com a sociedade ali representada, prometendo exercer a advocacia com dignidade e independência, observando à ética, os deveres e prerrogativas profissionais, defendendo a constituição, a ordem jurídica do estado democrático, os direitos humanos, a justiça social e a boa aplicação das leis.
O juiz Marcus Aurélius Sampaio, titular da 1ª Vara Cível e diretor do Fórum, foi escolhido o patrono da cerimônia e falou para os novos advogados sobre os desafios da profissão e suas prerrogativas. Ele destacou que o direito possui 148 ramos de atuação e não há justiça sem a presença do advogado, lembrando que um ‘bom dia’ dado ou mesmo um sorriso amigável certamente abrem muitas portas e desarmam muitas antipatias. Quando na faculdade, o operário do direito só estuda 10% de tudo que deveria aprender sobre o direito, contudo, não há nada mais poderoso do que a detenção do conhecimento jurídico num país onde este é concedido a tão poucos. Por isso que o advogado precisa primeiro ser o psicólogo e ouvir atentamente os reclames do seu cliente, razão pela qual, deve se usar sempre o bom senso e o senso de justiça, porque o advogado é sempre o primeiro juiz da causa.
O presidente da subseção da OAB, advogado Alberto Barbosa Rocha ressaltou a importância da chegada dos novos advogados para atuação na comunidade jurídica de Teixeira de Freitas e fez questão de ler o Código de Ética do advogado para lembrar aos novos profissionais sobre o papel de cada um na sociedade. “Este é um momento mais importante da carreira de vocês. É hoje que cada um prestará um compromisso com a nação brasileira, com o estado da Bahia e com a vida da sociedade teixeirense. Exerçam advocacia todo dia com primor, e, sobretudo, façam valer a regra que não existe hierarquia entre os operários do direito”, concluiu o presidente Alberto Barbosa.
A nova advogada teixeirense Larissa Lisboa de Almeida, observa que o empenho depositado em cinco anos no curso e a aprovação no Exame de Ordem não significa ser digno de merecimento. Para ela, “o mérito” vem com o decorrer de uma carreira construída ano após ano. Somente após isso, se verá a dignidade merecida de ser chamada advogada. E destaca que não é só na esfera privada que o advogado é importante: ele exerce papel fundamental na formação da sociedade quando busca a preservação do direito à liberdade de expressão, do direito à propriedade, liberdade na forma de construção das relações familiares, no modo de atuação do mercado econômico e até mesmo na atuação do Estado.
“Entendo que o advogado é peça-chave na formação da sociedade atual e no seu regular funcionamento, pois dele depende vivermos uma sociedade justa, plural e democrática. E a jornada até aqui foi longa e a batalha árdua. Muitos de nossos mais queridos companheiros ficaram pelo caminho e nos fazem falta aqui hoje. E estarmos neste momento, justamente integrando os quadros do que é certamente a maior e mais forte entidade de classe que esse país já produziu –, a OAB”, enfatizou a nova advogada Dayanne da Cruz Rodrigues.
O novo advogado Eudóxio Ribeiro Lemos Junior, que é integrante do escritório AJACON, pontuou dizendo: “Se na sociedade antiga já se precisava de advogados, atualmente a necessidade é ainda maior, em face das complexas relações interpessoais que a vida impõe a todos nós, e do nível de civilização a que chegamos. Pode-se dizer que, assim como o médico dedica-se à preservação da vida de seu paciente, o advogado dedica-se à manutenção dos direitos de seu cliente”.
O advogado Eudóxio Junior ainda acrescentou: “Que a riqueza e o status sejam meras conseqüências do cumprimento de nossos deveres, pois também a ambição exacerbada pode acarretar algumas conseqüências nocivas. Que nunca deixemos nossa ânsia pelo sucesso profissional e financeiro postergar nossos princípios e nossa ética. Que nos momentos de dúvida, sobre como proceder, tenhamos como norte não só as doutrinas e jurisprudências majoritárias, mas também aquele tão exigente Código de Ética, que fora devorado ao tempo do Exame da Ordem. O importante é saber que o tipo de sangue do advogado é OAB”, finalizou.
Por Athylla Borborema/TN
comment closed