Local foi alcançado às 8h05 locais, 9h05 de Brasília, segundo ministro. Familiares comemoraram aos gritos de ‘Chi, chi, chi, le, le, le!’.
Uma das perfuradoras chegou na manhã deste sábado (9) ao local em que 33 trabalhadores estão presos em uma mina de cobre no deserto do Atacama, no norte do Chile.
A perfuradora T-130, do plano B de resgate, atingiu o local em que os mineiros estão presos às 8h05 locais (9h05 de Brasília), na Mina San José, próximo à cidade chilena de Copiapó, segundo o ministro de Mineração, Laurence Golborne.
Eufóricos e emocionados, os parentes dos mineiros, que estão alojados no acampamento Esperança, subiram à montanha próxima e comemoraram o feito, aos gritos de ‘Chi, chi, chi, le, le, le!’. A abertura do túnel foi anunciada por uma sirene e celebrada por um sino, que tocou por mais de uma hora.
As equipes de resgate devem decidir mais tarde, ainda neste sábado, quando eles provavelmente vão começar a subir os mineiros, segundo Golborne. Ele afirmou que ainda resta muito trabalho a fazer.
O ministro afirmou que os mineiros “estão muito tranquilos, mais tranquilos que a imprensa”. Ele disse que a perfuração foi feita de maneira controlada. Os próprios mineiros presos iam explicando à pessoa que operava a broca onde estava o martelo que perfurava a terra.
“Foram 33 dias de perfuração para resgatar 33 mineiros”, brincou o ministro. Agora, a máquina vai ser desmontada, em um processo que deve durar seis horas, e uma câmera de TV vai ser introduzida no túnel, para ver o seu estado.
comment closed