No mês de abril, a Prefeitura de Teixeira de Freitas cadastrou no Ministério das Cidades duas importantes obras que irão beneficiar toda a população direta e indiretamente. Com valor que ultrapassa R$ 214 milhões, os projetos abrangem a pavimentação e requalificação de vias, esgotamento e saneamento e terão contrapartida de cerca de R$ 9 milhões do governo municipal.
Sistema de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, passeios com acessibilidade, sistemas cicloviários, medidas de moderação de tráfego, sinalização viária e elementos que promovam a acessibilidade universal, são algumas das mudanças que serão efetuadas com a aprovação do projeto. A intenção da Prefeitura é modernizar ruas, avenidas e calçadas.
Cerca de 20 bairros deverão ser beneficiados, a exemplo do Redenção, São Lourenço, Universitário, Monte Castelo e Caminho do Mar, nas obras de saneamento; e Bela Vista, Centro, Colina Verde, Teixeirinha, Vila Caraípe, Vila Vargas e Wilson Brito, quanto à pavimentação.
Há ainda a previsão de construção de praças e outros equipamentos comunitários como campo de futebol, quadra poliesportiva e estacionamentos, que pretendem modernizar completamente a cidade e os conceitos de civilidade e lazer. Além disso, está previsto o saneamento dos riachos do Lava Pés e das Nações, com tratamento, recuperação das margens, arborização e limpeza do canal existente sob as casas.
A recepção dos projetos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) obedecem, no entanto, calendário para sua proposição e seguem uma série de requisitos para atestar sua viabilidade e impacto social. Restam ainda etapas a ser cumpridas e, somente em meados de julho/setembro, o Governo Federal dará a resolução deste cadastramento. Nos primeiros dias de junho, o prefeito João Bosco estará em Brasília para defender o projeto cadastrado e assegurar o maior valor possível em repasse do Governo Federal para o município.
Da Redação
comment closed