O promotor de Justiça da comarca de Medeiros Neto, George Elias Gonçalves Pereira, a convite do comandante da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Robson Lopes Calmon, proferiu, na manhã desta sexta-feira (17 de agosto), palestra sobre o pleito eleitoral de 2012 para os policiais militares que irão trabalhar no dia 7 de outubro nas cinco cidades que compõem a unidade: Medeiros Neto, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda. O evento foi realizado no auditório da companhia.
O promotor abordou os itens principais da legislação eleitoral e orientou o efetivo no sentido de agir dentro da legalidade no que se referem às ocorrências envolvendo questões eleitorais, como carreatas, passeatas, carros de som e comícios. O promotor abordou ainda sobre irregularidades na publicidade, destacando que estabelecimentos comerciais, táxis, mototáxis e órgãos públicos não podem fixar propagandas eleitorais.
Depois da explanação o promotor tirou as dúvidas dos policiais sobre os procedimentos que devem ser adotados em caso de flagrante delito por infringência das normas eleitorais. E pediu ponderação. “Os ânimos estão acirrados porque envolvem valores ideológicos e alguns perdem o controle”, disse o promotor, orientando que “os policiais militares devem agir com cautela e utilizar o princípio da razoabilidade, quando forem proceder abordagens que envolvam situações ligadas às eleições municipais”.
O major ressaltou a importância de afinar os laços e se aproximar das outras instituições, como o Ministério Público e o Poder Judiciário, por exemplo, “visando, cada vez mais, prestar um melhor serviço à sociedade por parte da Polícia Militar e buscar a construção de uma sociedade harmoniosa e pacífica, em todos os momentos, principalmente durante as eleições”.
Por Edelvânio Pinheiro
comment closed