Encontramos um convite para a comemoração do aniversário do prefeito de Teixeira de Freitas. Não teria nada de mais, se a data não fosse comemorada num dos locais mais chiques e caros para a realização de eventos do tipo. O local não sai por menos de R$ 3.000,00 se o salão for utilizado pela metade e, R$ 6.500,00 se ele for usado em sua área total de 2400metros. Esses são os valores dos salões, neles não estão inseridos os preços do Buffet. Como não se comemora nenhum aniversário, ainda mais em local chique, sem servir um inocente refrigerante e um salgadinho aos convidados, é fácil deduzir que somado ao preço do salão virá o do Buffet.
Como em outros anos o aniversário do padre foi comemorado com pouca pompa, as pessoas que receberam o convite estão estranhando. Algumas lembram um café da manhã, outras de um bolo na casa dele e até de um almoço ou de um jantar na casa de amigos, mas nunca de uma festividade com tantos convites sendo distribuídos e num local suntuoso como agora.
O convite parece ser para um encontro comercial, ou até mesmo político. Parece um daqueles panfletos distribuídos nas esquinas e que não fazem nenhuma distinção a ninguém, todos serão bem vindos. O próprio título do convite já diz tudo: “Venha comemorar com a gente!” Com a gente quem? Não era para comemorar com o padre?
Os convidados estão achando que mais uma vez aquelas pessoas que gravitam em volta das licitações, das obras e dos contratos sem explicação, estão usando o padre e seu aniversário para aferir a estratégia política padre-Rodrigo-João Bosco.
As pessoas na rua perguntam quem vai pagar essa conta do “aniversário”. Umas sugerem que uma parte do buraco (aquele que uma parte foi recebida em 13 cheques, antes de o Juiz brecar o seu pagamento total) vai para o pagamento da festa. Outras acham que o Buffet será pago pelo Saboroso. Outras pessoas dizem que a Bahia Brasil Construtora, algumas casas de material de construção, uma papelaria e fala-se até em doações particulares de pessoas que gravitam lá pela prefeitura e enriqueceram na administração do padre, pagarão a festa.
PORTALN3
[…] Quem vai pagar pela festa do Padre? […]