A Secretaria de Agricultura de Alcobaça, representada pelo secretário Roberto Albuquerque, participou no último dia 14/5, em Itabuna, do Encontro Regional de Consulta Pública ao I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN/Bahia).
Realizado pelo Governo da Bahia, o evento reuniu representantes da sociedade civil organizada e do poder público, dos territórios de identidade do Litoral Sul, Baixo Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Vitória da Conquista, Médio Rio de Contas e Sudoeste da Bahia.
Durante o encontro, foram apresentadas as propostas do PLANSAN/Bahia, que busca promover a segurança alimentar e nutricional e garantir o direito à alimentação adequada e saudável, com ações como o Programa de Aquisição de Alimentos, fortalecimento da Agricultura Familiar, ampliação da alimentação escolar na rede pública de ensino, assistência técnica, construção de cisternas e outros. O Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional é coordenado pela Casa Civil, através do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GESAN), mas envolve ações integradas de várias secretárias do governo.
“Esse é um projeto em que cada território de identidade define suas demandas e prioridades”, disse o secretário executivo do GESAN, Flávio Bastos. Ele acrescentou: “Estamos fortalecendo a participação popular e o controle social, permitindo o combate à fome e o direito a alimentação adequada e saudável para os baianos”.
Para Carlos Alberto Santos, o Garotinho, coordenador do Território Litoral Sul, “essa discussão é importante porque fortalece os territórios e atende às necessidades de cada região, permitindo ações em áreas de grande insegurança alimentar”.
Já Roberto Albuquerque, secretário de Agricultura de Alcobaça, elogiou o Governo do Estado pela iniciativa e enfatizou a importância do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Essa é uma iniciativa que vem ao encontro das muitas demandas sociais do povo baiano, sobretudo dos mais necessitados. Daí, a importância desse Plano que precisa ser intensificado e, também, ganhar a adesão de todos, poder público e sociedade civil organizada”, afirmou Albuquerque.
O Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional está sendo apresentado e discutido em todas as regiões do Estado.
Por: Redação
comment closed