Os alunos estudam agropecuária no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Medeiros Neto. A visita surgiu da curiosidade em vivenciar na prática as experiências de iniciativas sustentáveis desenvolvidas em Alcobaça.

Ao menos dois deles chamaram mais atenção. O primeiro, a Fazenda Marinha da Prime Sea Food ficou nacionamente conhecida após reportagem exibida no Globo Rural, programa da Rede Globo de Televisão, mostrando a produção do peixe que estampa nota de R$100 reais, criado em tanques fora do mar por fazenda marinha pioneira, no município de Alcobaça, com um modelo de preservação do animal que corre risco de extinção.

O segundo, a Casa do Óleo, foi o vencedor em 2022, num concurso promovido pelo Consórcio Construir para eleger as melhores ações sustentáveis nos treze municípios que integram a região extremo sul da Bahia. Só pra se ter uma ideia, um litro de óleo despejado diretamente na natureza tem potencial de contaminar um milhão de litros d’água, daí a importância do projeto, que já deu destinação correta à mais de 8 mil litros de óleo utilizados em embarcações de pesca.

Trinta e dois alunos participaram da visita técnica à esses dois empreendimentos nesta terça-feira, dia 07 de novembro.

A professora de psicultura, Norma Ferreira de Lima, que propôs a visita como uma extensão ao conhecimento discutido em sala de aula, disse que “essa foi uma experiência muito enriquecedora para, não apenas para ela multiplicar o conhecimento, bem como, para despertar em todos os alunos a oportunidade de vivenciar de perto ações sustentáveis de geração de emprego e renda, com a preservação da natureza”.

A aluna do 3º ano de agropecuária, Ádria de Araújo Ferreira, disse que “essa foi uma experiência muito enriquecedora que levará para sua vida pessoal e profissional”.

Outro aluno, Nicolas Costa Santos, do 3º ano de agropecuária, pontuou que essas iniciativas contribuem para a preservação da natureza, auxiliando o trabalho de pescadores e na preservação de espécies marinhas”.

Para a Secretária de Meio Ambiente de Alcobaça, Daiane Mafra, “a visita técnica é resultado de um trabalho que ultrapassou as fronteiras do município de Alcobaça, despertando atenção para iniciativas pioneiras de preservação da natureza, que visam sustentabilidade na utilização de matérias-primas naturais, com o menor impacto possível ao meio ambiente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui!
Enviar via WhatsApp