As cirurgias estão sendo realizadas no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal São Bernardo de Alcobaça.
As primeiras dez cirurgias foram realizadas neste sábado, dia 27 de janeiro, com outras dez programadas para esta segunda-feira (29).
Essas cirurgias têm o objetivo de remover o útero, as trompas ou o ovário como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços do câncer de colo de útero ou de ovário, infecções, miomas ou hemorragias, depois que outros tratamentos clínicos não foram bem-sucedidos.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Talher, “essa é mais uma importante ação para pôr fim ao sofrimento de mulheres que sofriam com dores ou até corriam risco de morte, aguardando por esse procedimento médico”, argumentou.
Segundo o Prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, “antes desse mutirão, haviam sessenta mulheres aguardando na fila de espera, por isso, foi tomada a decisão de investir em mais cirurgias, afim de reduzir esse número”, destacou.
Desde o anúncio da realização do mutirão muitas mulheres já comemoravam, alegria maior, no entanto, foi sair do centro cirúrgico já com o procedimento realizado. Foi assim com Dona Andréia Santos. “Estou me livrando de um problema que tinha há dois anos”.
Também beneficiada com a cirurgia, Dona Fátima Soares aguardava pelo procedimento há mais de seis meses. “Esse era o tempo que eu estava esperando e nem imaginava ser atendida por agora, então, fiquei muito feliz”.
Teixeira Agora/ASCOM