A licitação ocorreu em 10 de dezembro do ano passado e nem mesmo as chuvas torrenciais que atingiram e arrasaram o município foi motivo suficiente para suspender a licitação.
Já no “apagar das luzes” de 2021, a atual gestão do município de Prado/BA, comandada pelo atual prefeito Gilvan Silva Santos (PSD), realizou Licitação (Pregão Presencial para Ata de Registro de Preços nº 44/2021) vultosa para a compra de livros didáticos, paradidáticos da educação infantil, 03, 04 e 05 anos da rede municipal de ensino. São dois contratos com uma empresa sediada em Feira de Santana que somados chegam a um montante de R$ 654,800,00 mil (Seiscentos e cinquenta e quatro mil e oitocentos reais). Outro fato curioso é que a suposta licitação ocorreu em 10 de dezembro do ano passado e nem mesmo as chuvas torrenciais que atingiram e arrasaram o município foi motivo suficiente para suspender a licitação.


É nisso que a reportagem do Zero Hora News irá intensificar suas averiguações para saber exatamente os valores dos livros, a quantidade dos livros, quais as escolas e as séries que os livros serão destinados e qual o número de alunos que receberão esses livros, bem como os profissionais responsáveis pela analise pedagógica do material.
Nossa equipe de reportagem solicitará com base na Lei de acesso à informação cópia do processo licitatório para análise, bem como ouvir a APLB Sindicato por ser o órgão representativo do setor.
A reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura para explicar sobre essa licitação e os valores exorbitantes dessa compra, mas até o momento da publicação não obtivemos retorno.
Fazer apenas a licitação não é sinal de transparência. É preciso prestar contas do dinheiro recebido.
Por: Vanderlei Filho