Apesar de especulações da população sobre um possível deslocamento de policiais militares para a capital Salvador no período do Carnaval, o Ten. Cel. Osíris Moreira Cardoso, Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, explicou que isso não acontecerá.
O que vai ocorrer é que serão redistribuídos oficiais que estarão em suas casas aproveitando seus dias de folga, para que atuem na segurança dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa, o litoral que tem muito movimento nesse período.
O Ten. Cel. Osíris explicou a estratégia adotada pelo Comando para que o município não fique desprotegido de ações policiais durante a alta estação, “o que vai acontecer com os policiais de Teixeira de Freitas que serão deslocados para o litoral é que nós compraremos a folga, haverá um pagamento de hora extra através de uma folha chamada Operação Verão”, esclareceu.
Com isso, o Comandante do 13º BPM garantiu que a segurança dos teixeirenses apesar da ida desses policiais para o litoral será mantida. O comércio e os moradores poderão, com essa ação que está sendo planejada, ficar despreocupados em relação à segurança da cidade, pois o policiamento será mantido normalmente.
Para capacitar os Policiais Militares e prepará-los para a atuação nas ruas, o que é de extrema importância, o 13º Batalhão ministrou para seus oficiais, o curso de tiros, que teve como objetivo fornecer instruções de abordagens e utilização de armas de fogo.
Ao contrário do que estava sendo noticiado, não haverá mais a transferência dos 26 policiais para a base de Porto Seguro, e o efetivo do 13º Batalhão continuará com 329 PMs.
O Ten. Cel. Osíris informou que a demanda mínima necessária de policiais militares para atender à Teixeira de Freitas é de 260 oficiais, ou seja, o efetivo está com 69 policiais excedentes.
Por Ary Vieira/TeixeiraAgora/Colaboração: In Foco Magazine
comment closed