Este sábado, 4 de junho, começou fúnebre para centenas de amigos e admiradores do Padre José Koopmans, que faleceu nesta sexta-feira, 3 de junho, após sofrer um infarto fulminante enquanto caminhava pela Avenida Presidente Getúlio Vargas; seu corpo está sendo velado na quadra do Instituto Francisco de Assis (IFA).
O Pe. José, Josephus Julius Maria Koopmans, é de origem holandesa – radicado em Teixeira de Freitas há 40 anos – e se destacou durante sua vida pelos firmes embates em defesa dos direitos humanos, e também em defesa de causas ambientais, conquistando vários parceiros e admiradores em sua caminhada.
“Teixeira de Freitas e região perde um grande homem. Eu acho que nós estamos, hoje, fazendo a despedida de um mártir. As defesas do padre José em relação à natureza, as pregações, o idealismo dele e tudo o que ele defendeu na região são coisas que nós não podemos enterrar junto com ele. Devemos guardar esses ensinamentos, o que ele deixou é muito importante”, afirmou Caio Checon, ex-presidente da Câmara de Vereadores, que compareceu ao velório.
O Padre Cremerson Dias, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itamaraju, resumiu o sentimento de perda para a comunidade católica. “Ele é referência para nós, sacerdotes, na sua espiritualidade profética, ele foi um exemplo. O que quero dizer com isso é que ele sempre atuou nos movimentos sociais, em defesa das pessoas mais carentes, mais pobres, e pelas causas da terra, então ele deixa para nós, um exemplo de dedicação e luta”
O sepultamento previsto para este domingo, só será realizado na quarta-feira, 8 de junho, quando os irmãos do Padre José Koopmans, vindos do Maranhão e da Holanda, já deverão ter chegado. A hora do sepulto ainda não divulgada.
Por: Sulbahianews/Raissa Félix
comment closed