Depois de mais de três meses sem aulas, devido à greve dos professores, os acadêmicos retornam à Universidade Federal da Bahia (UFBA), nesta sexta-feira (14/9). As aulas do primeiro semestre só terminam no dia 20 de outubro.
“O reinício das aulas será um momento de reencontro. Uma paralisação acadêmica não é igual à de operadores de máquina, que começam de onde pararam, é preciso motivação, entrega. Esse primeiro momento será também de troca de ideias, para que se crie um ambiente adequado”, explicou o Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Ricardo Carneiro de Miranda.
O professor e Pró-Reitor enfatizou que a carga horária de 200 dias, assim como a grade do conteúdo programático serão rigorosamente cumpridos, que a qualidade será mantida. “Claro que com uma greve dessa extensão haverá prejuízos, perdas, mas em termos de conteúdo tudo seguirá normalmente. O prazo de término dos semestres é que serão estendidos”, pontuou Ricardo Miranda.
O segundo semestre terá início em 21 de novembro e se estenderá até o dia 8 de abril do próximo ano. Devido à greve dos docentes, seguida das paralisações dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes, as aulas do primeiro semestre foram interrompidas no dia 29 de maio. As matrículas para o próximo semestre (2012.2) terão início no dia 31 de outubro. A íntegra do Calendário Acadêmico, elaborado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação e Superintendência Acadêmica.
Calendário
As aulas do 1º semestre serão de 14 de setembro (hoje) até 20 de outubro. As matrículas 2012/2 serão no dia 31 de outubro a 20 de novembro. As férias serão do dia 21 outubro a 20 de novembro. As aulas do segundo semestre começarão dia 21 de novembro e se encerrarão em 8 de abril de 2013.
Vestibular
As inscrições para o vestibular 2013 da Ufba já estão abertas e vão até o dia 9 de outubro. Mas, para quem quer tentar uma das 8 mil vagas, é necessário estar inscrito também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas ocorrerão nos dias 3 e 4 de novembro.
As duas inscrições são exigidas porque, pela primeira vez, a 1ª fase do vestibular da Ufba será através das provas do Enem. A mudança é válida para todos os cursos oferecidos pela universidade. A inscrição no vestibular custa R$ 70 e deve ser feita pela internet, no seguinte site: www.vestibular.ufba.br. Para a inscrição, existem postos de atendimento montados em Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras.
O fim da greve
Em plebiscito realizado pela Apub Sindicato, na quarta-feira (5), 437 professores votaram pelo fim da paralisação (iniciada no dia 29 de maio) e 28 contra. Inicialmente, a Apub previu que as aulas seriam retomadas apenas no dia 17. A Apub é filiada ao Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que aceitou o reajuste oferecido pelo governo federal, com percentuais que variam de 25% a 40%.
comment closed