Para abrir os trabalhos legislativos deste ano, a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou a primeira sessão ordinária com caráter solene no dia 04 de fevereiro de 2014. Fizeram parte da composição da mesa, além do presidente da Casa Legislativa, Ronaldo Baitakão, do vice-presidente Adriano Souza, do primeiro secretário Domingos Donato e do segundo secretário Adalgiso Jardim, o prefeito João Bosco, o juiz de direito Rônei Jorge Cunha Moreira, o comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Silveira, o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Manuel Garrido, e o presidente da subseção da OAB-Teixeira de Freitas Alberto Barbosa Rocha.
Em meio a discursos de “louvores” ao prefeito municipal, por parte da maioria dos vereadores, o ponto auto da sessão foi o pronunciamento do vereador Yuri da Tajon (PR), que foi enfático em dizer, que não tinha nada o que se comemorar no ano de 2013 em Teixeira de Freitas.
“Em uma cidade que se gasta mais de 200 mil reais em passagens áreas, valor que poderia até comprar um avião; em uma cidade tomada por buracos causados por uma empresa que faz o que quer; em uma cidade que as mães têm que dormir na porta das escolas para conseguir uma vaga para seus filhos; em uma cidade que que a violência urbana ceifa mais de 20 vidas por mês, e dentre as a vitimas 90% são menores de idade; o que temos a comemorar? Perguntou o vereador Yuri da Tajon”.
O edil finalizou seu discurso olhando para o prefeito e dizendo: “se ser oposição é estar ao lado das mães que dormem nas portas das escolas; ao lado das mães que choram a morte prematura de seus filhos?.. Se ser oposição senhor prefeito, é, estar ao lado do povo de Teixeira de Freitas?.. Eu serei sim, oposição ao seu governo”.
Da Redação/TeixeiraAgora
Maes nao podem dormir em filas para matricular seus filhos,a MRM tem que reparar os seus maus feitos,insegurança, nem pensar.Mas dai criticar prefeitos que viajam à procura de recurso para investir em suas cidades, tem um pouco de exajero ,se não pode ir de avião, então que vá de jegue, mas tem que viajar à procura de recurso pra cidade.
Apontar as misérias da cidade de Teixeira até uma criança de 5 anos faz. Concordo em discutir os problemas ao invés de festejar o que deveríamos envergonhar. Os flagelos que aterrorizam essa cidade dá repugnância, envergonha qualquer cidadão com noção de organização. Buracos, violência, saúde, educação etc, são discursos fáceis e que até no improviso ganham aderência. Acho importante sempre apontá-los com necessidade de mudança mas apresentar projetos viáveis, sólidos, é demonstrar preparo, engajamento que falta para a resolução dos problemas sempre apresentados e que todo ano faz aniversário e torna cada vez mais pobre o discurso político.
Parabéns Yuri, pela sua coragem e por enxergar as coisas que realmente estão deixando de acontecer em nossa cidade! Esses vereadores de merda, são todos baba ovo do prefeitinho também de merda. Nunca vi na história desta cidade um gestor tão ruim, sem rumo, perdido no conhecimento do que é gestar um município. Aliás essa raça do PT, precisam todos sair do poder, a começar pela presidente Dilma. Quer ver as coisas piorarem? Reelejam Dilma, que aí vocês verão a pior desgraça para o nosso país. Reeleição não funciona, ainda mais com esses montes de urubus PETISTAS.
QUE LEGAL VER MEU EX ALUNO YURI ATUAL VEREADOR DE TEIXEIRA. ORGULHO DE VER UM CIDADAO DEFEDENDO O POVO BRASILEIRO. POVO SOFRIDO. PARAbeNS YURI.
Gostaria de parabenizar ao vereador Yuri pela coragem, destemor e discernimento de qual é o verdadeiro papel do edil para com o povo a quem representa. Que não se curvou as benesses do poder, nem se acovardou diante da pressão dos inescrupulosos que hoje gestam a cidade de Teixeira de Freitas. Bom seria se seus pares também demonstrassem vergonha diante dos fatos que corriqueiramente colocam o nome da cidade nos piores índices já visto em sua história. Se lhes faltam coragem, que tivessem ao menos vergonha de reverenciar ao descaso e má versamento dos recursos do município. Os fatos enumerados por você Yuri podem ser facilmente constatados sem que precise qualquer estudo profundo, é só andar pela cidade, pelas escolas e nos bairros menos favorecidos. Os problemas da cidade e os buracos estão nas ruas e não nos gabinetes senhores edis, as seções são para deliberações e não para trocar figurinhas e elogios descabidos.
Parabenizo o vereador por nao se vender e defender o povo de teixeira de freitas. nao esta fazendo oposição esta falando a verdade para o bem do povo de teixeira.