Na manhã deste sábado, 22 de Fevereiro 2014, cerca de 180 indígenas Pataxós, ocuparam a sede administrativa do Parque Nacional do Descobrimento, que fica localizado no município de Prado.
As principais reivindicações dos Pataxó, são: regularização urgente dos territórios indígenas, Tupinambá do sul da Bahia, e Barra Velha; publicação do Relatório Circunstanciado da Terra Indígena Cahy/Pequi (Comexatibá), arquivamento da PEC 215, que tramita no Congresso Nacional, melhorias do atendimento da saúde, educação, e a fiscalização no Parque Nacional do Descobrimento.
Os indígenas denunciam também a forte presença de caçadores profissionais dentro do Parque, a extração ilegal de madeira nativa e um garimpo ilegal no Rio do Sul.
Segundo informações das lideranças dos Pataxós, as empresas que tem grandes plantações de eucaliptos próximas ao Parque do Descobrimento, fazem uso excessivo de agrotóxicos nas plantações, sendo que esses agrotóxicos são levados pela água da chuva para os rios e nascentes da região, trazendo sérios prejuízos ao meio ambiente, e as comunidades próximas.
“Queremos apenas defender nossos direitos territoriais e a natureza, que pede socorro, afirmam as lideranças Indígenas”.
A ação de retomada, como está sendo chamada pelos manifestantes, aconteceu por volta das 7h, mas eles permanecem no local até a noite deste sábado e aguardam a chegada de outros índios.
Da Redação/TeixeiraAgora/Informações Domingos Andrade
comment closed