As luzes de Natal, que geralmente intensificam o sentimento dos homens, ornamentam o centro da cidade de Teixeira de Freitas. Este ano, entretanto, o colorido deslumbrante, no mínimo, ensaia a intenção de camuflar as artérias, as aurículas e os ventrículos já comprometidos do coração teixeirense.
Apesar dos visitantes se extasiarem diante do aparente espírito natalino, o som da máquina administrativa do município pulsa eruginoso e rouquenho no seio da consciência do povo teixeirense. O manto cristalino do Natal, com suas vilas enigmáticas, não está conseguindo encobrir as engrenagens corroídas que, na gestão atual, se enferrujaram em definitivo.
O gestor, que pelo visto só perderia para Duda Mendonça, com o brilho ilusório das diversificadas luzes, tenta ofuscar a péssima infraestrutura da cidade, o asfalto deteriorado, o trânsito caótico, a violência que cresce assustadoramente e a saúde cambaleante e de muletas. A beleza das praças dos Leões, da Bíblia e do Shopping é superficial, um engodo fugaz e intermitente como o frágil pisca-pisca multicolorido que desaparecerá antes do surgimento de 2014.
Quando as luzes se apagarem e a linda cortina de neve desnudar a cidade, os acessórios do Natal serão lembrados apenas para manter acesa a fugitiva chama da esperança entre os teixeirenses, que enfrentam diariamente os problemas de uma administração que permaneceu, durante um ano, sentada no trenó, esperando a chegada do bom velhinho.
O projeto Luzes de Teixeira deixou a cidade com ares de grandiosidade – disso ninguém duvida –, tudo foi transformado em um clima de tranquilidade, onde as ilusórias luzes têm a pretensão de fazer entender que as veias e artérias estão desobstruídas, enquanto que, na verdade, o sofrido coração teixeirense permanece em coma profundo e sem vaga na UTI para socorrê-lo.
As vilas de Noel e de Nazaré seriam, sem dúvidas, um presente merecido pelos teixeirenses, não fosse a intenção de camuflar a incompetência administrativa implantada há quase um ano nos quatro cantos do município. Mas, o que nos conforta é saber que somente as crianças podem observar as Luzes de Teixeira sem retorcer a racionalidade e refletir acerca da infinita lista de problemas graves com os quais o cidadão é obrigado a conviver no seu árduo dia a dia.
Enquanto os olhos se enchem de encantamento com o Natal das Luzes, nos bastidores, a atual gestão permanece enferma, gritante por uma solução eficiente e capaz de mudar o rumo de uma história que, inicialmente, pareceu promissora, quando o cidadão teixeirense elegeu o cardiologista João Bosco como novo prefeito. As velhas articulações que dominavam e engoliam as possibilidades de um futuro próspero, infelizmente, renasceram e tentam adulterar a verdadeira realidade política de Teixeira de Freitas.
Autênticas luzes – não as da enganação – precisam penetrar no coração do povo, que é quem, na verdade, com a precisão de um cateter, deve desentupir veias e resolver os problemas das engrenagens que dão vida à cidade que um dia foi chamada de princesinha do extremo sul.
Por Edelvânio Pinheiro/Radar58
[…] Projeto Luzes de Teixeira ilumina, mas não liberta os teixeirenses […]
Eu Sou do (PT) Partido dos Trabalhadores, concordo com o prefeito João, ele está fazendo muito pela cidade, e também está tirando o dele né, qualquer um no lugar dele também roubaria, é tipico do nosso brasil..
voces adora reclama de tudo se a cidade ta feia reclama se a porra do prefeito tenta deixa a cidade mais apresentavel reclama e fato que a cidade precisa de coisas mais importantes mas aposto que se o prefeito ou qual quer outro orgao publico tornassem as prioridade da cidade em primeiro plano voces reclamariam q a porra da cidade nao tem uma festa uma comemoraçao seja de natal sao joao ou qual quer outra que seja …. o mau de todos nos e que reclamamos de mais …
Uma vergonha essa decoração do Natal. Fizeram uma festa para o comércio, apenas.Ontem o despreparado do secretário de industria e comércio, assumiu num programa de rádio que o Natal é festa do comércio. Disse o secretário que o Natal ” virou uma festa do consumo em todas as partes do mundo”. Gostaria de lembrar ao secretário que em Teixeira é até covardia com o povo, que na sua maioria é pobre e beirando a área da vulnerabilidade, falar de consumo e incentivar um Natal de compras. Acho que esse despreparado deveria falar no nascimento de Cristo, incentivar o Natal em comunhão com a família. Sobre a decoração ela deveria ficar até o carnaval. Em certos trechos da cidade ela está mais adequada.
Esse homem entrou e so fez merda até aggora , se acha o importante esse bicho feio. Larga de ser feio, seu trosso!!kkk Vai trabalhar honestamente.
esse prefeitinho de merda ta merecendo cair no cacete.kkkkkk
É DURO VER ISSO, TANTA LUZ É MINHA RUA AS ESCURAS!!! FOI 600 MIL ESSA LAMBANÇA MEU POVO.
Deeus vai te castigar João Bosco, o que vc ta fazendo com Teixeira é digno de castigo seu CA-NA-LHA
Ponhe corrupto nisso, ele acha que o povo é besta, ele vai sentir a vigança do povo ano que vem quando vamos dar a resposta nas urnas. essa canditata dele deu casas para a familia toda e acha que vai ganhar alguma coisa aqui, ja não basta ter ganhado e menospresado o cargo de vereadora .
Essa é a pura verdade. O que esse prefeito corrupto ta fazendo é o mesmo que vestir uma roupa nova com a cueca furada. Vai trabalhar João Bosco!
Pegou pesado… Mas infelizmente é verdade… Alguém precisava falar algo… Parabéns pela coragem… Não sou da cidade mas estou aqui por opção e fico muito triste em ver o que acontece aqui…